Preparatório Pré Vestibular(UFMS) - LEM- Teoria Musical e Percepção
FONE: (67) 3042-2605/ 99855-7282
CURSO: LEM - Linguagem e Estruturação Musical
DOMINE A TEORIA
MUSICAL, HISTÓRIA DA MÚSICA e PERCEPÇÃO - CURSO PREPARATÓRIO PARA
VESTIBULAR:
Professora Helena
Karavassilakis Uzun- Pianista, Regente
, Bacharel em Música Piano pela FAAM(SP)
- Pós-graduada com Especialização em Música Brasileira (Etnomusicologia) pela UFG - GO
- Pós-graduada com Especialização em Música Brasileira (Etnomusicologia) pela UFG - GO
Metodologia
Programa: 2 Semestres. Aulas semanais com 2h de duração. Aulas ministradas por Helena Karavassilakis Uzun
·
A proposta do Curso é fazer com
que o aluno domine inteiramente a teoria musical, deixando definitivamente de
ser um músico limitado.
·
O curso aborda além da leitura e escrita, matérias
como: percepção musical, harmonia, História da Música e desenvolvimento
melódico, rítmico e harmônico. Ao final do curso o aluno recebe o Certificado
de Conclusão de Curso
Dias
e horários dos módulos do curso para Março/2017:
- Módulo 1: 2ª feira às 19h
História da Música 3ª às 18:00
- Módulo 1: 2ª feira às 19h
História da Música 3ª às 18:00
-Percepção e Rítmica- 5ª feira-
18:00
FONE: (67) 3042-2605/ 99855-7282
LEM - LINGUAGEM
O material disponibilizado aqui é uma ferramenta didática para consulta
e exercício, dos conteúdos da disciplina de Estruturação e Linguagem Musical,
da Escola de Música Amadeus Mozart. Ele
está dividido em duas partes, referentes às duas grandes áreas de concentração
dos conteúdos da disciplina:
I - NOTAÇÃO MUSICAL
• Pauta, clave, linha suplementar
• Figuras de tempo, pausas
• Ritmo, compasso
• Ligaduras de valor, ponto de aumento
• Tom, semitom
• Anacruse, síncopes
• Sinais de repetição
• Grupos irregulares, tercinas, compassos compostos
• Sinais de expressão
• Ornamentos musicais
• Figuras de tempo, pausas
• Ritmo, compasso
• Ligaduras de valor, ponto de aumento
• Tom, semitom
• Anacruse, síncopes
• Sinais de repetição
• Grupos irregulares, tercinas, compassos compostos
• Sinais de expressão
• Ornamentos musicais
II – TEORIA MUSICAL
• Princípios de harmonia funcional
• Tetracordes e escalas
• Armaduras de clave
• Grau
• Intervalo
• Tríades
• Modo menor
• Tetracordes e escalas
• Armaduras de clave
• Grau
• Intervalo
• Tríades
• Modo menor
Som:
- Propriedades do Som
- Altura
- Timbre
- Duração
- Intensidade
·
Figuras e Valores;
·
Divisão Proporcional dos Valores;
·
Fórmula de Compasso;
·
Ponto de Aumento;
·
Ponto de Diminuição;
·
Ligaduras.
·
Tom e Semitom
·
Semitom Cromático e Diatonico
·
Sinais de Alteração
·
Intervalos
·
Escala Maior e Menor
·
Leitura Rítmica e escuta dirigida.
·
Intensidade:
·
Sinais de dinâmica.
·
Timbre:
·
Reconhecimento de timbres e classificação;.
PERCEPÇÃO E RITMICA
Notas musicais;
·
Solfejo;
·
Leitura melódica e escuta dirigida;
·
Clave de Sol;
·
Clave de Fá;
Ritmo: Figuras e Valores,
divisão proporcional dos valores, ponto de aumento, ligaduras, fórmula e barras
de compasso. .
Intensidade: Sinais de Dinâmica. Leitura métrica e melódica (solfejo): Claves de sol, dó (terceira linha) e fá (quarta linha).
Leitura Rítmica: Divisão binária até quartos de tempo.
Percepção Melódica: Reconhecimento de alturas em graus conjuntos dentro de uma oitava.
Percepção Rítmica: Reconhecimento de elementos rítmicos até quartos de
Intensidade: Sinais de Dinâmica. Leitura métrica e melódica (solfejo): Claves de sol, dó (terceira linha) e fá (quarta linha).
Leitura Rítmica: Divisão binária até quartos de tempo.
Percepção Melódica: Reconhecimento de alturas em graus conjuntos dentro de uma oitava.
Percepção Rítmica: Reconhecimento de elementos rítmicos até quartos de
tempo. E muito
mais.
LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL
Som:
- Propriedades do Som
- Altura
- Timbre
- Duração
- Intensidade
Ritmo:
·
Figuras e Valores;
·
Divisão Proporcional dos Valores;
·
Fórmula de Compasso;
·
Ponto de Aumento;
·
Ponto de Diminuição;
·
Ligaduras.
·
Tom e Semitom
·
Semitom Cromático e Diatônico
·
Sinais de Alteração
·
Intervalos
·
Escala Maior e Menor
·
Leitura Rítmica e escuta dirigida.
·
Intensidade:
·
Sinais de dinâmica.
·
Timbre:
·
Reconhecimento de timbres e classificação;.
Notas musicais;
·
Solfejo;
·
Leitura melódica e escuta dirigida;
·
Clave de Sol;
·
Clave de Fá;
Ritmo: Figuras e Valores,
divisão proporcional dos valores, ponto de aumento, ligaduras, fórmula e barras
de compasso. .
Intensidade: Sinais de Dinâmica. Leitura métrica e melódica (solfejo): Claves de sol, dó (terceira linha) e fá (quarta linha).
Leitura Rítmica: Divisão binária até quartos de tempo.
Percepção Melódica: Reconhecimento de alturas em graus conjuntos dentro de uma oitava.
Intensidade: Sinais de Dinâmica. Leitura métrica e melódica (solfejo): Claves de sol, dó (terceira linha) e fá (quarta linha).
Leitura Rítmica: Divisão binária até quartos de tempo.
Percepção Melódica: Reconhecimento de alturas em graus conjuntos dentro de uma oitava.
Percepção Rítmica: Reconhecimeto
de elementos rítmicos até quartos de tempo. E muito mais..
HISTÓRIA DA MÚSICA UNIVERSAL / HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
Modos Gregos
Idade Média
Notação Musical
Renascença
Período Barroco
Período Clássico
Período Romantico
Contemporaneo
Sec. XXI
Comentários