Ouvindo música clássica

Ouvindo Música Clássica

Apresentarei aqui a vocês uma ótima opção em conhecer e ouvir a música erudita ou clássica. Devemos primeiramente conhecer a formação da orquestra. E aos poucos “observando” com os ouvidos atentamente as entradas de cada instrumento ou instrumentos.

Dividimos os instrumentos em cordas, madeiras e metais onde classificam os instrumentos de orquestra em famílias, ou naipes.

O naipe das cordas é constituído por violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O das madeiras ou de sopro, de flauta transversal, flautim, clarinete, fagote, oboé, sax tenor, corne inglês.

Há também o naipe dos metais (trompa, trompete, trombone e tuba).

Temos também a percussão, que é bastante rico e o mais variado. São muitos seus instrumentos. Os mais conhecidos: tímpano, bumbo, caixa clara, xilofone, etc,.

Ao assistirmos um concerto, podemos observar a quantidade de instrumentos, a sua localização uns em relação aos outros e a posição do maestro.

As cordas estarão sempre à frente dos outros naipes, tomando as laterais e o centro do palco. Também no centro mas logo atrás das cordas, ficam as madeiras. E atrás destas, os metais. Atrás dos metais, a percussão.

O maestro conta muito com o "spalla", violinista chefe do naipe, que seria como um assistente, um braço direito seu.

Para se ter uma iniciação à música clássica podemos ouvir:

Pedro e o Lobo, de Prokofiev (1891-1953) e também as obras de Mozart para orquestra que são de uma leveza incrível. Tem-se também o concerto para clarineta e orquestra e os concertos para piano e orquestra cada um mais lindo que o outro, sugiro o N.20 e 21. São lindíssimos

Um abraço ...

Prof: Helena Karavassilakis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL ATIVIDADES E PARTITURAS

CURSOS: piano, sax, canto, acordeon , violão outros